May 6, 2009

Iniciando um documento LaTeX

Galera perdão pela demora em postar essa semana, mas tive que me preparar pra viajar para a Bahia, devido ao Congresso ERBASE 2009.....e aqui estou, direto de Coaraci (próximo de Ilhéus) enviando meu post dessa semana. Hoje vou falar como iniciar um documento LaTeX:

O comando para definir o tipo de documento em LaTeX é:
\documentclass{}


Dentro das chaves colocamos o tipo de documento a ser criado, podendo ser: article (artigo), report(reolatório), letter(carta), beamer(apresentações), sciposter(poster) etc.

Assim, para efeito de exemplos vamos criar um artigo. Após definir o tipo do documento a ser criado devemso definir o cabeçalho do nosso documento, ou seja, o título, nome dos autores, data, instituição etc.
Isso é feito através do preâmbulo (
palavra estranha....hehehe):
\title{}
\author{}
\date{}

Dentro das chaves devemos colocar o título, o nome dos autores (separados por \and, se for mais de 1 autor) e a data (do modo como você desejar que apareça).

Depois de definir o preâmbulo devemos definir os pacotes que iremos utilizar em nosso documento (são muitos..... ou melhor vários....... pra não dizer centenas!!!!!). Por isso, vamos por enquanto nos ater aos pacotes de hifenização (e linguagem) e codificação, que eu considero imprecindíveis (agora foi uma palavra tão bonita!!!!) para inicializar qualquer documento .tex)

Assim, para carregar os pacotes usamos o comando:
\usepackage[]{}

Dentro das chaves passamos o nome do pacote a ser usado, enquanto dentro dos colchetes colocamos os parâmetros opcionais dos pacotes.

O pacote de hifenização se chama babel.
Para carregar os pacotes de língua portuguesa usamos dentro dos colchetes o parâmetro portuguese.

O pacote de codificação chama-se inputenc. A codificação que você vai usar dependerá do SO que você usa:

* no caso de Windows (que eu já disse que não recomendo) deve-se usar a codificação ISO 8859-1 (acho que é essa.....=p...... ), ou seja usamos latin1;
* no caso de Linux devemos usar utf8 ou latin1..... o que difere é o modo como será escrito o seu código, latin1 não aceita caracteres com acentuação e 'ç' (então devemos escrever código LaTeX puro, não que seja difícil, mas em trabalhos longos torna-se cansativo demais) enquanto utf8 pode-se escrever o texto normalmente.....nas próximas postagens eu explicarei como usa-se uma ou outra....

Após definir tudo isso, escrevemos:

\begin{document}

\end{
document}

Dentro desse ambiente escrevemos nosso trabalho!!!!!.....ah, para fazer aparecer o cabeçalho use \maketitle (dentro do ambiente de documento).....

Até semana que vem!

2 comments:

Unknown said...

Paulinho dando aulas via blog. Gostei do post. No dia em que foi postado, em Coaraci, eu estava na casa dos outros dormindo, não foi não?
kkkkkkkkk

Unknown said...

Ótimo artigo; agora, alguns comentários de uma pessoa chata.
1) O preâmbulo constitui tudo o que vem antes do conteúdo em si, então a diretiva "\documentclass" e as declarações de uso de pacotes também o compõem.
2) Babel não contém apenas hifenização; ele agrupa os vocábulos correspondentes a cada idioma parametrizado. Isso implica em traduções de termos gerados automaticamente e hifenizações.
3) Pode-se utilizar qualquer codificação independente de plataforma, bastando configurar seu uso no editor de textos escolhido. Porém, as opções indicadas são o padrão de cada plataforma.

Labels

Followers

Contributors