Apr 22, 2009

Uma introdução ao LaTeX

Olá galera!!

O Phillipe me incumbiu da tarefa de postar na seção LaTeX.....acho que o fato de eu ser um grande fã do mesmo e utilizá-lo em quase tudo que eu faço ajudou um pouco.... ^^!

Como ele já deu uma introdução eu vou falar um pouco mais sobre LaTeX aqui.
Minha proposta é trazer novas postagens 1 vez por semana (me desculpem se por ventura eu atrasar...)

LaTeX (lê-se "lay-tech", como em "technology", mas no Brasil você vai ouvir sempre "latec") é um conjunto de macros que permite os usuários criarem e editarem textos de alta qualidade tipográfica, com muitas possibilidades de estilos, fontes etc. Além disso, também fornece suporte ao desenvolvimento de artigos, livros, cartas, posters, apresentações etc; sendo uma ferramenta muito utilizada principalmente em meios acadêmicos e trabalhos científicos.

Está disponível para os sistemas operacionais Unix (particulamente falaremos de LaTeX para Linux) , Mac (que eu pretendo começar a utilizar) e Windows (embora eu não o recomende, pois o TeXnicCenter me deu muitas dores de cabeça e também algumas notas zero na graduação =x).
Sugiro a todos se familiarizarem com Linux e fazerem uso do editor Kile (esse sim é fantástico....hehehe)......atualmente utilizo-o e é muitíssimo recomendado!

LaTeX também conta com um site oficial, onde você pode encontrar informações, tirar dúvidas, ver pacotes e funções, dentre outras possibilidades (ver http://ctan.org/).

Isso é o que eu trago hoje pra vocês!!!! No próximo post eu vou começar a falar sobre como criar documentos em LaTeX.....até a próxima!!!

1 comment:

acfrery said...

Uma das coisas não evidentes em LaTeX é como mudar de fonte. Isso é fácil, basta ter os fontes instalados (via, tipicamente, apt-get) e no preâmbulo do documento usar algum dos seguintes, entre outros:
\usepackage{anttor}
\usepackage{bookman}
\usepackage{charter}
\usepackage{newcent}
\usepackage{palatino}
\usepackage{utopia}
\usepackage{beton}
\usepackage{avant}
\usepackage{times}
\usepackage{txfonts}

Para correspondências eu costumo usar anttor (ver http://nowacki.strefa.pl/torunska-e.html), para textos longos (como teses etc.) sugiro bookman ou newcent.

Alejandro

Labels

Followers

Contributors