Apr 16, 2009

Três Pilares

Vou escrever logo isso, antes que eu esfrie mais ainda!!!

Ensino, Pesquisa e Extensão, são os três pilares que sustentam a Universidade. O ensino exercemos [teoricamente] desde que iniciamos a nossa vida universitária, os outros dois cabe a cada um correr atrás...

Atualmente tenho [ainda bem!] tido contato com os três, mais recentemente com a extensão! Graças a uma parceria Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACC) e Instituto de Computação (IC) /UFAL, na figura da Profa Eliana Almeida [orientadora do projeto] montamos um projeto de extensão que aparentemente [logo veremos os resultados] foi um sucesso! O objetivo do projeto era fornecer aos alunos das escolas públicas do 6° ao 9° treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática 2009 (OBI).

Gente, isso deu tanto trabalho que eu pensei que ia enlouquecer!

A primeira fase foi a divulgação, nessa parte tivemos uma ajuda [que ajuda!] da minha mamis [obrigada, mamis! :D]. Ela me carregou para todas as Corregedorias de Ensino do Estado de Alagoas [que ficam em maceió, é claro! Acho que são 5, nem me lembro! oO]. Nessa fase fiquei meio duvidosa, achava que a galera não ia dar valor [estava bastante enganada!].

Na segunda fase colocamos sim a mão na massa! Inscreveram-se 9 escolas na OBI e teríamos que dar treinamento para todas elas! Éramos somente 15 e combinamos que iríamos para as escolas par a par, mas quem já fez as contas já percebeu o problema: faltavam 3! Corremos atrás e conseguimos mais algumas pessoas, sei que no final tínhamos 25 pessoas para dar aula! Nossa foi um alívio! Agora era só [só?!] marcar as aulas com os delegados da OBI em cada escola e correr pro abraço! Aí foi outro problema, mas enfim as aulas começaram... e já terminaram! :D

Mas o melhor mesmo é ouvir as experiências de cada dupla ou trio! A equipe do Rian, por exemplo, no primeiro dia de aula teve que dar aula num quadro de cartolina [isso mesmo!], em que ele ia colando as cartolinas por cima quando a anteriores terminava! Outras escolas impressionaram pela organização e a estrutura [da equipe do David, a minha tbm], realmente existem escolas públicas que realmente valem a pena, pelo menos aparentemente!

Bom, os meninos fizeram as provas da primeira fase, estamos esperando o resultado! Torcendo por todos eles! E agradecendo também por eles terem nos dado essa experiência [se eles não quisessem assistir as aulas não seríamos nada! :P]!

Ah e claro, todos estamos de parabéns! Vamos em busca do próximo! :D

Tem até um blog de uma das delegadas da OBI que cita o nosso trabalho!

1 comment:

Unknown said...

Parabéns para vocês. =]

Labels

Followers

Contributors