A reproducibilidade é um dos príncipios do método científico [wikipedia]. Poder reproduzir o que foi apresentado, replicar, ou verificar a precisão é, de fato, importante para a ciência caminhar, em alguns casos, em passos de formiga e, em outros, de gigante =P. Esse caminho é um processo que envolve, também, refutação(totalmente natural na ciência) ou aceitação e se faz com uma leitura ativa daquilo que está sendo proposto ou apresentado à comunidade científica.
É claro que tudo em um artigo deve ser bem descrito ou explicado, para que ele possa ser entendido. Mas, já imaginou se além do artigo uma página contendo extra informações a respeito do mesmo fosse disponibilizada, aprensentando códigos, diagramas, imagens, bibliografias completas, entre outras coisas?? [RR]
É isso que reproducible research tem como essência. Então, ficou com vontade de saber mais para aplicá-la no que você faz? Procure saber na internet como este processo está sendo aplicado em alguns grupos do mundo todo, inclusive o do qual participo.
Ah, sim! Meu grupo é o do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da UFAL.
Mar 3, 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Labels
- Aventuras (2)
- Boas-vindas (4)
- Entretendo (4)
- Feras (5)
- LaTeX (6)
- Na Academia (9)
- Pitoresco (3)
- Púlpito (6)
1 comment:
Genial essa idéia de conhecimento reproduzível! Quem dera todas as pesquisas científicas fossem feitas assim... acabariam, em parte, nossas dores de cabeça procurando e procurando o que deveria está logo ali!
Parabéns pelo post! ^^
Post a Comment