Mar 3, 2010

Reproducible Research

A reproducibilidade é um dos príncipios do método científico [wikipedia]. Poder reproduzir o que foi apresentado, replicar, ou verificar a precisão é, de fato, importante para a ciência caminhar, em alguns casos, em passos de formiga e, em outros, de gigante =P. Esse caminho é um processo que envolve, também, refutação(totalmente natural na ciência) ou aceitação e se faz com uma leitura ativa daquilo que está sendo proposto ou apresentado à comunidade científica.

É claro que tudo em um artigo deve ser bem descrito ou explicado, para que ele possa ser entendido. Mas, já imaginou se além do artigo uma página contendo extra informações a respeito do mesmo fosse disponibilizada, aprensentando códigos, diagramas, imagens, bibliografias completas, entre outras coisas?? [RR]

É isso que reproducible research tem como essência. Então, ficou com vontade de saber mais para aplicá-la no que você faz? Procure saber na internet como este processo está sendo aplicado em alguns grupos do mundo todo, inclusive o do qual participo.

Ah, sim! Meu grupo é o do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da UFAL.

1 comment:

Emanuella Toledo said...

Genial essa idéia de conhecimento reproduzível! Quem dera todas as pesquisas científicas fossem feitas assim... acabariam, em parte, nossas dores de cabeça procurando e procurando o que deveria está logo ali!

Parabéns pelo post! ^^

Labels

Followers

Contributors