Mar 6, 2010

Inserindo imagens em arquivos .TEX

Nas últimas duas semanas, todo o pessoal do laboratório estava atarefado devido à entrega dos relatórios parciais da iniciação científica e na produção dos artigos para a ERBASE 2010!!
Isso mesmo que você pode (ou não) estar pensando....aquele mesmo congresso que participei no ano passado, que me rendeu recordações e piadas pro resto da vida!!!

Pois bem, devido a esse motivo algumas pessoas me procuraram para saber como inserir imagens em um documento LaTeX e notei diversos problemas!
Conversando hoje com o Phillipe, ele me deu a idéia de postar sobre como inserir essas imagens aqui!

Então, mãos a obra!!

Primeiramente, usar imagens em LaTeX requer um pacote para tal...logo, utilizaremos o seguinte comando no preâmbulo:

\usepackage{graphicx}

Esse pacote carrega as informações necessárias para inserir imagens no seu documento!
Para inserir a imagem em si, usamos o seguinte comando:

\includegraphics[parâmetros opcionais]{nome_da_imagem.extensão}

Bem autoexplicativo, né?
Não???
Então, vamos explicar....

Dentro do seu documento, quando você quiser que apareça a imagem, use o comando acima!
Sendo que existem alguns problemas ao fazer isso, serão enumerados alguns detalhes que devem ser obedecidos:
  1. as imagens devem estar na mesma pasta do seu arquivo .tex, ou no caso de estarem em uma pasta diferente, deve-se passar o caminho completo (ex: \includegraphics[]{/figuras/teste/imagem.jpg}, no caso dos sistemas UNIX/Linux, não sei como o compilador para Windows (MikTeX) trata isso....=p)
  2. preste atenção no tipo de imagem e no modo como está sendo compilado seu documento (as pessoas ERRAM MUITO isso!!!!).....se está usando LaTeX->DviPS->PS2PDF, então deve-se usar imagens vetoriais (.ps ou .eps), mas no caso de compilar PDFLaTeX, então usa-se imagens matriciais (.jpg, .jpeg, .png etc)
  3. se aparecer um erro de compilação dizendo algo como: "seu documento não foi compilado coretamente, pois não foi possível determinar o tamanho da imagem...", então ocorreu algum erro referente ao item 2
  4. verifique se escreveu o nome da imagem corretamente (lembre-se que espaços em brancos, pontos (.) ou underlines (_) também são considerados parte do nome!!)
  5. note que o pacote se escreve "graphicx", com "x" e o comando se escreve "includegraphics", com "s"...não confunda (na verdade existe o pacote graphics, mas ele é antigo e foi descontinuado, enquanto que o graphicx o substitui!!!)
No geral é isso....não existem grandes complicações....

Quanto aos parâmetros opcionais, existem vários sendo necessário consultar o manual do pacote graphicx. Vou citar aqui apenas os que eu mais uso e que provavelmente atendem a maioria dos problemas:
  • scale: ao usar esse parâmetro estamos definindo uma escala para a imagem, uma porcentagem em relação ao tamanho original (ex: \includegraphics[scale=0.4]{imagem.eps})
  • width: define o tamanho horizontal da imagem (é melhor empregado em conjunto com o comando \linewidth, que permite que a imagem se ajuste da melhor maneira ao espaço que ela tem, ex: \includegraphics[width=0.3\linewidth]{imagem.eps})
  • height: define a altura da imagem (ampliar demais pode deixar a imagem com a impressão de "esticada", usa-se do mesmo modo que o width, mas sem \linewidth!)
  • angle: permite rotacionar imagens no ângulo desejado, usando como base ângulos em graus (positivos seguem o sentido antihorário e negativos seguem o horário)
Atente também para as unidades que podem ser usadas: angle e scale não precisam de unidades, width e height podem usar porcentagens (sem unidades) ou tamanhos (mm, cm, pt)!!

Para mais opções veja o manual do graphicx, disponível em: http://tug.ctan.org/tex-archive/macros/latex/required/graphics/grfguide.pdf

Com esse material espero que os futuros usuários (e os atuais) já possam inserir imagens e trabalhar com várias opções para elas!

3 comments:

Unknown said...

Ê laiá, Paulo! Inserir imagens dá trabalho, principalmente quando não se tem prática. Gostaria de ver um post sobre o ambiente figure e subfigure tbm.

Este post ficou massa! ^^

Evellyn said...

Deixa eu deixar uma contribuição aqui também! Ontem Bruno e Tamer precisaram inserir uma figura no bendito (ou seria maldito?!) relatório do PIBIC, até aí nenhuma... o pró é que eles queriam inserir somente uma parte da figura, ou seja, a figura precisava ser cortada. Solução: abrir no GIMP e cortar, né?! até fizemos isso, mas a imagem perdeu muito da qualidade... ajudando eles e dando uma googlada achei um parâmetro opcional do \includegraphics que faz isso pra você:
trim = l b r t, onde essas letrinhas representam o comprimento do que você quer cortar, l = esquerda, b = embaixo, r = emcima. Aí você habilita um outro parâmetro:
clip = true
e tá prontinho.
Exemplificando:
\includegraphics[trim=2cm 1cm 2cm 1cm, clip=true]{imagem.eps}
nesse caso a figura imagem.eps vai ser inserida no documento com margens cortadas nos pontos determinados!

Paulo Rogério said...

Boa Evellyn, tudo bem que você acabou de mandar meu post seguinte pro beleléu, mas tudo bem!
É por uma boa causa...eu só aprendi a usar o trim na semana passada (graças a ajuda do Ivan, que já utiliza a mais tempo...)

Labels

Followers

Contributors